Bolsonaro pede que STF arquive investigação sobre motociata com Allan dos Santos nos EUA
Investigação foi requisitada por deputado, que acusa o presidente de 'omissão' em relação à prisão do jornalista

Foto: Reprodução
O presidente Jair Bolsonaro (PL) e o ministro da Justiça, Anderson Torres, pediram a ministra Cármen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal, que arquive investigação de motociata que aconteceu em Orlando, nos Estados Unidos, com a presença do jornalismo Allan dos Santos, aliado do presidente.
O deputado federal Alencar Santana (PT-SP) foi quem pediu a investigação de Bolsonaro e Anderson, alegando que foram cometidos crimes de responsabilidade e prevaricação e que o presidente foi omisso quanto a prisão de Allan. A Advocacia-geral da União declarou, em defesa do presidente e do ministro, que notícias-crime devem ser encaminhadas à PGR e que Bolsonaro não tem "poder de polícia" em território estrangeiro.
A prisão e extradição do jornalista Allan dos Santos foi decretada pelo ministro Alexandre de Moraes, em outubro de 2021. Allan é investigado no inquérito das Fake News por suposta disseminação de conteúdos falsos. Além disso, a Justiça também apura ameaças do jornalista a ministros do Tribunal e suposto financiamento de atos que criticam o STF.