Bolsonaro sanciona MP da privatização da Eletrobras

Governo aposta que medida vai resultar na redução de 6,3% na conta de energia

[Bolsonaro sanciona MP da privatização da Eletrobras ]

FOTO: Reprodução/Prensa Latina

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) sancionou nesta terça-feira (22) a medida provisória (MP), que viabiliza a privatização da Eletrobras, responsável por 30% da energia elétrica gerada no Brasil. A aprovação, que ocorreu poucas horas depois da votação do texto no Congresso, ocorre no limite do prazo de 190 dias e, de acordo com o Planalto, traz expressivas vantagens aos consumidores.  

A estimativa do Ministério de Minas e Energia aponta que a privatização vai resultar em uma queda de 6,3% na tarifa de conta de luz para todos os brasileiros. Para especialistas, no entanto, o cenário será o oposto. "A medida representa um momento histórico para o país e chega com 26 anos de atraso, uma vez que a primeira tentativa de privatização da empresa se deu ainda em 1995.", diz o governo, em nota.

Na semana passada, ao defender a aprovação do texto, Bolsonaro afirmou que o Brasil viveria o que chamou de "caos energético" sem a desestatização da companhia de energia. "Quase tudo que é público é levado para a corrupção. (...) O pessoal que é contra a privatização está de brincadeira.", disse o presidente, em conversa com apoiadores.


Comentários