Bolsonaro tem nova crise de soluço e vômito; médico visita ex-presidente
Carlos Bolsonaro informou o ocorrido nas redes sociais nesta segunda-feira (29)

Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) teve uma nova crise de soluço e vômito e precisou ser atendido em casa pelo médico Cláudio Birolini, no Jardim Botânico, em Brasília. Segundo informações da CNN, não houve necessidade de hospitalização.
A piora no quadro de saúde foi informada na noite desta segunda-feira (29) pelo vereador Carlos Bolsonaro (PL-RJ), conhecido como “filho 02” do ex-presidente.
“Estou com minha família avaliando a necessidade de levar meu pai novamente ao hospital. Ele enfrenta uma crise de soluços acompanhada de quatro episódios de vômito, que ele mesmo descreveu como os mais intensos até agora”, disse Carlos. O vereador também pediu orações aos seguidores.
A nova crise ocorreu pouco depois de Bolsonaro receber o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), além de dois de seus filhos, Flávio e Jair Renan.
Prisão domiciliar
O ex-presidente cumpre prisão domiciliar preventiva, sem relação direta com a pena aplicada pela condenação a 27 anos de prisão por cinco crimes na trama golpista.
Ele já havia obtido autorização para sair de casa em agosto, para exames relacionados a refluxo gastroesofágico e episódios de soluço constantes, sequelas da facada que recebeu em 2018. Na ocasião, exames detectaram imagem residual de duas infecções pulmonares recentes possivelmente relacionadas à broncoaspiração, além de persistência de esofagite e gastrite.
O estado de saúde tem sido um fator central para a manutenção da prisão domiciliar.
Advogados avaliam que uma ida a um presídio poderia representar risco à vida de Bolsonaro, além de gerar impacto político negativo. Aliados também relatam que o quadro psicológico do ex-presidente está abalado, ainda que sem diagnóstico formal de depressão.