Boris Johnson e Rishi Sunak lideram corrida para próximo primeiro-ministro do Reino Unido

Cargo será ocupado após renúncia de Liz Truss

[Boris Johnson e Rishi Sunak lideram corrida para próximo primeiro-ministro do Reino Unido]

FOTO: Reprodução/Twitter

Após a primeira-ministra britânica, Liz Truss, anunciar sua renúncia na quinta-feira (20), Boris Johnson e seu ex-ministro das Finanças Rishi Sunak são os nomes que aparecem à frente na disputa para ocupar o cargo. Os candidatos buscam apoio para se tornar líder do Partido Conservador em um processo acelerado.

Depois que Truss encerrou suas seis semanas no poder, os interessados a substituí-la tentavam conseguir os 100 votos de parlamentares conservadores necessários para concorrer na disputa.

Como mostram pesquisas, os conservadores correm riscos de encarar uma derrota na próxima eleição nacional. O novo nome ao cargo será anunciado na segunda ou sexta-feira da próxima semana.

Johnson renunciou o posto de líder no dia 7 de julho deste ano, após enfrentar uma enorme pressão por parte de seus ministros e outros funcionários do governo. Entre as principais causas estão escândalos e alegações de má conduta. Essa poderia ser uma volta do ex-primeiro-ministro.

"Acho que ele tem um histórico comprovado para mudar as coisas. Ele pode mudar de novo. E tenho certeza de que meus colegas ouvem essa mensagem em alto e bom som", disse o parlamentar conservador Paul Bristow sobre Johnson na rádio LBC. "Boris Johnson pode ganhar a próxima eleição geral", disse ele.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!