/

Home

/

Notícias

/

Mundo

/

Entenda como será a escolha do novo primeiro-ministro do Reino Unido

Notícias
Mundo

Entenda como será a escolha do novo primeiro-ministro do Reino Unido

Com a renúncia de Liz Truss ao cargo, o Reino Unido terá seu terceiro primeiro ministro em menos de três meses

Por Da Redação
Entenda como será a escolha do novo primeiro-ministro do Reino Unido
Foto: Pexels

Após a renúncia do cargo de primeira-ministra, pela premiê britânica, Liz Truss, na manhã da última quinta-feira (20), o Reino Unido terá seu terceiro primeiro ministro em menos de três meses. Truss havia assumido em setembro após outra renúncia, do então premiê Boris Johnson.

O cargo continua na mão de sua legenda, o Partido Conservador. Por ter conseguido a maioria das cadeiras no Parlamento na última eleição, em 2019, o líder do Partido Conservador, escolhido internamente, se torna automaticamente o premiê do Reino Unido.

Processo de escolha

Sir Graham Brady, presidente do comitê do Partido Conservador, responsável por organizar a escolha do novo líder, confirmou que um novo líder - e premiê - para a legenda deve ser escolhido até o dia 28 de outubro

Até o momento, não está claro quem é o favorito interno para a disputa e como será de fato a escolha. As apostas têm se concentrado no ex-ministro das Finanças Rishi Sunak, que havia perdido para Truss na última eleição interna, após a saída de Boris Johnson em agosto. Outra cotada é a atual líder da Câmara dos Comuns (um equivalente à Câmara dos Deputados no Brasil), Penny Mordaunt.

O partido terá sobretudo o desafio de buscar uma rápida unanimidade em torno de um dos nomes, sem que eleições internas prolongadas tenham de ser realizadas como da última vez (na disputa que elegeu Truss após a renúncia de Johnson em julho, a eleição interna no partido levou mais de um mês).

Agora, o escalão do partido agora votará entre os postulantes para escolher dois nomes finalistas. Os finalistas teriam de passar por votação interna dos mais de 150 mil filiados do partido em todo o Reino Unido

Entretanto, a expectativa dos conservadores é que um deles renuncie à disputa na reta final, agilizando o processo para que termine já na semana que vem e evitando maior instabilidade.

Eleições do Reino Unido

O espectro político no Reino Unido tem como partidos principais o Partido Conservador à direita e o Partido Trabalhista à esquerda. Por ser um sistema parlamentarista, o partido que ganha o maior número de cadeiras nas eleições gerais escolhe o primeiro-ministro.

A última eleição geral foi em 2019, quando os conservadores, liderados por Boris Johnson, ganharam maioria das cadeiras.

Assim, mesmo que ocorram trocas internas, como no caso de Truss e Johnson, o Partido Conservador têm direito a seguir escolhendo internamente o premiê britânico até 2025, quando acaba o atual mandato no Parlamento e ocorrem novas eleições gerais.

Nas eleições internas do partido, que foram usadas para escolher Liz Truss como premiê, não participou toda a população britânica: votaram somente os filiados do Partido Conservador, pouco menos de 200 mil partidários.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário
Eu li e aceito osPolítica de Privacidade.
© 2018 NVGO
redacao@fbcomunicacao.com.br
(71) 3042-8626/9908-5073
Rua Doutor José Peroba, 251, Civil Empresarial, 11º andar, Sala 1.102