Brasil acumula mais de 50 denúncias por injúria racial no futebol em 2022

No ano passado, em todo o ano, foram 64 ocorrências

Por Da Redação
Ás

Brasil acumula mais de 50 denúncias por injúria racial no futebol em 2022

Foto: Reprodução/Redes sociais

De janeiro deste ano até o momento, o Brasil registrou 57 denúncias de injúria racial no futebol. Em 2021, durante todo o ano, o total foi de 64. Os dados são do Observatório da Discriminação Racial no Futebol, feito a pedido da CNN.

De acordo com o levantamento, doze dos casos deste ano foram registrados em competições sul-americanas. 

A ocorrência mais recente foi denunciado por um torcedor do Flamengo, que utilizou as redes sociais para denunciar um ato de racismo sofrido no último domingo (17), no Campeonato Brasileiro, contra o São Paulo, no Morumbi. 

As imagens gravadas por ele mostram um apoiador do tricolor paulista fazendo gestos imitando um macaco. Policiais militares passam no momento do ato e apenas pedem que o homem se afaste do vidro que separava as duas torcidas. 

Ambos os clubes manifestaram repúdio à atitude do torcedor são-paulino e o caso está sendo investigado pela 6ª Delegacia de Polícia de Repressão aos Delitos de Intolerância Esportiva (Drade), de São Paulo.

Em maio deste ano, a Conmebol modificou seu Código Disciplinar e aumentou o rigor e as punições para racismo e discriminação tanto para jogadores quanto para os clubes.

Entre elas estão suspensão de jogador que cometa atos discriminatórios por, no mínimo, cinco jogos ou por um período mínimo de dois meses; e a multa de US$ 100 mil para qualquer associação membro ou clube, caso algum torcedor cometa qualquer discriminação.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário