Brasil concede mais de 70 vistos para ucranianos refugiados
Permissões de residência também foram autorizadas

Foto: Reprodução
Em março, o Brasil concedeu 74 vistos e 27 autorizações de residência humanitária para os ucranianos refugiados da guerra, segundo o Boletim de Migração Ucraniana, divulgado nesta segunda-feira (11).
O visto, que pode ser solicitado no exterior, permite a entrada no Brasil pelo prazo de até 180 dias. Quando se está no país, o refugiado ainda pode conseguir uma autorização de residência por acolhida humanitária. É necessário comparecer à Polícia Federal e solicitar a Carteira de Registro Nacional Migratório.
A solicitação de refúgio do cidadão ucraniano é realizada no CIC por meio da plataforma do SISCONARE (Sistema do Comitê Nacional para os Refugiados) do Ministério da Justiça.
Os acolhidos no Brasil recebem todo ao apoio e orientação, seja profissional ou jurídica, além do auxílio para inclusão produtiva. O serviço atende prioritariamente famílias com filhos de até 18 anos e mulheres grávidas.
De acordo com a Representação Central Ucraniano-Brasileira, há cerca de 600 mil descendentes de ucranianos no país. A maioria está concentrada no estado do Paraná e os demais se encontram em Santa Catarina e em São Paulo.