Brasil deve ganhar mais três novas companhias aéreas para atuar nos aeroportos
Duas empresas já estão na fase 3 de análise da Anac; o total de etapas são 5

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil
O Brasil deve ganhar três novas companhias aéreas: a Regional Linhas Aéreas, Asas Linhas Aéreas e a Nella Linhas Aéreas. Todas entraram com pedido na Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para atuar nos aeroportos brasileiros. Porém, ainda não há previsão oficial para o início da operação no país. As informações são da Bloomberg Línea.
No total, são cinco fases para obter a certificação. A Regional e a Asas encontram-se na fase 3, onde a área técnica analisa minuciosamente a documentação entregue, além de aprovação dos manuais e programas das empresas.
A companhia Nella, está na fase 2, onde ocorre a entrega do pacote de certificação com todos os documentos, manuais e programas. Ainda neste ponto, área técnica realiza uma análise de admissibilidade do pacote, verificando se há alguma falha nos papéis apresentados.
Na fase 4 (inspeções e demonstrações) é parte prática do processo, em que ocorrem as inspeções das bases de operações e manutenção, avaliação dos treinamentos, voos de avaliação operacional, exame dos tripulantes, por exemplo.
E, por fim, na última etapa, a 5, serve para saber se a empresa foi aprovada em todas as inspeções e demonstrações. Nesta fase é concedido o Certificado de Operadora Aéreo (COA) e as Especificações Operativas, explica a Anac.
Segundo a reportagem, a certificação é concedida após a companhia cumprir todas as etapas previstas na Instrução Suplementar (IS) nº 119-001. Atendidos os requisitos e obtido o COA junto às áreas técnicas, o processo de outorga passa pela aprovação da diretoria colegiada da agência, antes de ser publicada no Diário Oficial da União (DOU).