Brasil enfrenta Equador neste domingo (27), pela última rodada da 1ª fase da Copa América
Partida será o milésimo duelo da seleção contra seleções nacionais

Foto: Lucas Figueiredo/CBF
Já classificado para as quartas de final da Copa América, o Brasil enfrenta o Equador, neste domingo (27) a partir das 18h no Estádio Olímpico do Goiânia (GO), pela 5ª e última rodada do Grupo B da Copa América.
Apesar do jogo não valer muita coisa, a partida tem componente histórico. Pois será o milésimo jogo do Brasil contra seleções nacionais.
O levantamento obtido pelo Globo Esporte, trata-se de combinação dos números da própria Confederação Brasileira de Futebol (CBF) até o fim de 2017, com dados acumulados ao longo dos anos pelo estatístico inglês Denis Wood. No entanto, é preciso fazer uma explicação sobre a marca histórica.
O jogo de número 1.000 geral da seleção brasileira, segundo a CBF, foi realizado em 14 de novembro de 2012, num empate por 1 a 1 com a Colômbia nos EUA. Nesta conta, o jogo contra o Equador deste domingo pela Copa América será o de número 1.114.
O que ocorre é que, nas contas da confederação, há o reconhecimento de 114 jogos contra clubes e combinados. "Dos 1.073 jogos, são 114 amistosos contra clubes e combinados. Tirando esses 114, ficam 959 jogos. Do início de 2018 até o jogo contra a Colômbia são mais 40 jogos, o que dá 999 jogos contra seleções.", explica Wood. Confira abaixo o retrospecto da seleção nestes 999 jogos disputados contra seleções nacionais até agora.
Retrospecto
- 637 vitórias
- 204 empates
- 158 derrotas
- 2178 gols marcados
- 985 sofridos
- Aproveitamento de 70,5%
Brasil
A Seleção seguirá tendo mudanças na escalação. Para este domingo, duas novidades já estão confirmadas: a volta de Renan Lodi à lateral-esquerda e a estreia do volante Douglas Luiz, na vaga de Fred. Com primeiro lugar garantido, é possível que Tite faça outras muitas alterações na equipe, mas o treinador não quis adiantá-las em entrevista na véspera da partida.
Gabigol deve voltar a ganhar vaga no ataque e Vini Jr deve ter chance durante a partida. A dúvida é se Danilo e Neymar também descansam desde a saída, caso de Gabriel Jesus, outro titular. Se Neymar sair, Everton Ribeiro ou Roberto Firmino podem pintar na equipe. Com isso, o time que deve ir a campo terá: Alisson, Danilo, Éder Militão, Marquinhos, Renan Lodi, Lucas Paquetá, Fabinho, Douglas Luiz, Everton, Gabigol e Neymar.
Equador
A seleção equatoriana passou a ter um importante desfalque de última hora, o camisa 10 do time, Damián Diaz, testou positivo neste sábado (26) e está fora do jogo. Já o atacante Gonzalo Plata é tido como dúvida. O jogador do Sporting, de Portugal, sofreu uma pancada no joelho na partida contra a Colômbia, foi desfalque contra do Peru, na última rodada.
Desde então, ele vem fazendo tratamento intensivo para ter condições de jogo. No entanto, ele participou do último treino antes da partida. A seleção equatoriana ainda não venceu nesta Copa América. Estreou com derrota para a Colômbia e depois empatou com Venezuela e Peru. O time que deve começar o jogo terá: Galíndez, Hurtado, Arboleda, Hincapié, Pineida, Franco, Moisés Caicedo, Jhegson Méndez, Ayrton Preciado, Plata e Campana (Enner Valencia).


