Brasil está entre os piores países do mundo na gestão contra pandemia de Covid-19
Nova Zelândia, por outro lado, é a considerada a melhor

Foto: Reprodução/ Agência Brasil
Um estudo publicado nesta quinta-feira (28) por um grupo de reflexão na Austrália, o Lowy Institute de Sydney, aponta que a gestão brasileira da pandemia de Covid-19 é a pior do mundo. A da Nova Zelândia é considerada a melhor, mesmo com o a confirmação de dois novos casos da variante sul-africana no país.
O Lowy analisou quase 100 países de acordo com três critérios, como casos confirmados, mortes e capacidade de detecção da doença. No total, segundo a pesquisa, o Brasil tinha 8.996.876 de infecções confirmadas e 220.161 mortes até ontem (27), para uma população de 209,5 milhões de habitantes. A Nova Zelândia, por outro lado, registrou 2.299 casos de Covid-19 e 25 mortes desde o início da pandemia, em uma população de quase 5 milhões de pessoas.
Além da Nova Zelândia, que lidera como a melhor, o Vietnã, Taiwan, Tailândia, Chipre, Ruanda, Islândia, Austrália, Letônia e Sri Lanka estão entre os dez principais países que também responderam positivamente à pandemia. Como pior estão o Brasil, México, Colômbia, Irã e Estados Unidos.
O relatório afirma que a China, país em que o vírus surgiu em dezembro de 2019, não está inclusa na lista por falta de dados de diagnóstico disponíveis ao público.
"Alguns países administraram a pandemia melhor do que outros, mas a maioria deles se destacou apenas por seu desempenho insatisfatório", observa o estudo.
"Em geral, os países com menos populações, sociedades mais coesas e instituições bem treinadas têm uma vantagem comparativa quando se trata de lidar com crises globais como a pandemia", diz o texto.