Brasil propõe que OMS passe por exame independente
Resolução ainda pede que regulamento sanitário internacional seja avaliado

Foto: Reprodução/ CNN
O governo do Brasil e de outros 193 países do mundo participarão de uma votação, nesta segunda-feira (18), a respeito de uma resolução que irá solicitar uma avaliação "imparcial e independente" da resposta da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre a pandemia do novo coronavírus (Covid-19). O encontro será realizado por meio de videoconferência.
Numa resolução que estará em pauta, os governos vão pedir que seja iniciado um processo de avaliação dos mecanismos existentes na OMS para dar respostas às emergências globais. A mesma resolução ainda pede que o regulamento sanitário internacional seja avaliado.
O texto é proposto pelo Brasil, Austrália, Chile, Colômbia, Japão, União Europeia, Rússia, Reino Unido e vários outros governos. Não está claro se Pequim e Washington aceitarão o acordo. O documento deverá ser construído de um forma abrangente para que todas os governos possam selecionar uma opção.
O diretor-geral da OMS, Tedros Ghebreyesus, defende que haja uma revisão, mas informou que será apenas quando a atual crise acabar. O que pode leve meses, ou mais de um ano, segundo estimam.