• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • Brasil recebe uma denuncia de estupro de meninas de até 14 anos a cada 2h, diz Ministério dos Direitos Humanos

Brasil recebe uma denuncia de estupro de meninas de até 14 anos a cada 2h, diz Ministério dos Direitos Humanos

Especialista afirma que dados refletem questões da cultura patriarcal

Por Da Redação
Às

Brasil recebe uma denuncia de estupro de meninas de até 14 anos a cada 2h, diz Ministério dos Direitos Humanos

Foto: Reprodução

Em 2020, os canais oficiais Ligue 180 e Disque 100 receberam juntos 4.686 denúncias de estupro de meninas até 14 anos, de acordo com os dados do novo painel de dados lançado pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos no último domingo (7). Os números indicam que, considerando apenas o registro feito nesses canais, uma menina é violentada a cada duas horas no país.

No total, foram 5.679 denúncias de estupro contra crianças e adolescentes até 14 anos no ano passado. Algumas vítimas não tiveram o gênero revelado. Os dados confirmam um cenário já visto em outras bases de dados, que trazem um número estarrecedor de meninas sendo violentadas de todas as formas no Brasil.

Os meninos até 14 anos também foram vítimas deste crime, com 856 denúncias recebidas. De acordo com a pasta, comandada pela ministra Damares Alves, todas as denúncias feitas nesses canais são encaminhadas às autoridades policiais para investigação. 

Na avaliação da juíza do Setor de Atendimento de Crimes da Violência Contra o Infante, Idoso, Pessoa com Deficiência e Vítima de Tráfico Interno de Pessoas do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP), Ana Carolina Della Latta Camargo Belmudes, os dados deixam claro a questão de cultura patriarcal, em que de um lado o corpo feminino é objetivado, e de outro lado, a masculinidade é imposta como um lugar de força.

"Mas minha percepção é que o número de meninas vítimas de abuso sexual é maior que o de meninos, principalmente na faixa etária acima dos 10 anos de idade, quando começam a entrar na puberdade. O agressor olha aquele corpo não mais como criança, mas uma menina grande. Nesses casos, a atração é pelo corpo feminino, o olhar não é para um corpo de criança.", afirma.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.