Brasil registra 32 casos confirmados da variante Ômicron do novo coronavírus

Não há registro de mortes causadas pela cepa no país.

Por Da Redação
Ás

Brasil registra 32 casos confirmados da variante Ômicron do novo coronavírus

Foto: Getty Images

Dados do Ministério da Saúde, divulgados na última quarta-feira (22), mostram a existência de 32 casos de infecção pela variante Ômicron do novo coronavírus no Brasil. Os casos foram registrados em São Paulo (20), Goiás (4), Minas Gerais (3), Distrito Federal (2), Rio Grande do Sul (1), Rio de Janeiro (1) e Santa Catarina (1). Não há registro de mortes causadas pela cepa no país.

A pasta informou, ainda, que  23 casos estão em investigação, 2 deles em Goiás e 21 no Rio Grande do Sul. Fabricantes de imunizantes afirmam que, embora haja a possibilidade de que as vacinas existentes sejam menos eficazes contra a Ômicron, é provável que elas protejam os infectados contra quadros graves da Covid-19.

Uma pesquisa realizada na África do Sul com 12 pessoas aponta que houve declínio de 41 vezes nos níveis de anticorpos neutralizantes contra a nova variante em vacinados com a Pfizer. O estudo, do Instituto de Pesquisa em Saúde de Durban, também mostrou que a proteção parece ser maior entre os que já tinham se infectado antes de tomar a vacina.

Os estudos, ainda preliminares, mostram que a nova cepa pode escapar parcialmente de uma primeira barreira de proteção oferecida pelos imunizantes. Nesse caso, especialistas sugerem a dose de reforço como uma medida eficaz. Considerada uma variante de preocupação pela Organização Mundial da Saúde (OMS), a Ômicron foi identificada na África do Sul em 24 de novembro e desde então tem se espalhando pelo mundo.
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário