Brasil registra 5 mil tentativas de fraude de identidade por hora em 2022

Pesquisa apontoa que, somente no primeiro semestre do ano, 2,1 milhões de tentativas foram evitadas

[Brasil registra 5 mil tentativas de fraude de identidade por hora em 2022]

FOTO: Reprodução/Banco de Imagens

Segundo um levantamento realizado pela idtech Unico, divulgado nesta terça-feira (5), somente no primeiro semestre de 2022, o Brasil registrou mais de 5 mil tentativas de fraude de identidade por hora.

A empresa contabilizou ao menos 2,1 milhões de casos evitados. Na soma, estes deveriam representar um prejuízo de cerca de R$ 59 bilhões.

O tipo de golpe se destaca principalmente nas fintechs, que registraram 1,043 milhão de tentativas. Em seguida, estão os bancos, com 512 mil, além do varejo, onde foram barradas 234.609 ações fraudulentas nos primeiros seis meses de 2022.

“Notamos um aumento na faixa de 30% em relação ao número de fraudes do primeiro semestre de 2021. O uso de tecnologias de reconhecimento facial com biometria se faz cada vez mais necessário para barrar essas ações”, aponta o diretor de produto da Unico, André Nery.

Segundo o levantamento, os tipos de golpes mais comuns são via injection (injeção, em português), que durante a captura da imagem do usuário, o fraudador se utiliza de um outro software atribuir uma foto da pessoa fraudada diretamente da galeria do celular. Além disto, bonecos ou manequins também costumam ser utilizados para se passarem pelas vítimas.

Dentre as instruções recomendadas para evitar as fraudes, está a utilização da biometria facial para autenticação de identidades, além de assinatura eletrônica biométrica e admissão digital. 


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!