Brasil tem 2,7 milhões de idosos que ainda não tomaram a 2ª dose
O percentual desse público que completou a vacinação contra covid-19 surpreendeu especialistas, mas número pode melhorar

Foto: Reprodução / G1
2,7 milhões de brasileiros com mais de 60 anos não completaram a imunização com a segunda aplicação. O dado é do painel do Laboratório de Estatística e Ciência de Dados da UFAL (Universidade Federal de Alagoas) e do Localiza SUS, do Ministério da Saúde. O número de idosos que completaram a imunização contra a covid é alto no país, próximo a 100% em algumas faixas, mas 2,7 milhões ainda precisam procurar os postos para a segunda dose.
Segundo a pesquisa, o grupo com mais de 80 anos foi em peso buscar a vacina: 98,39% dessas pessoas tomaram as duas doses ou a solução da Johnson, de aplicação única. Os idosos mais novos, entre 60 e 64, têm os piores números na terceira idade, com 82,16%.
É também na faixa de 60 a 64 que estão as maiores quantidades dos que têm de buscar a segunda injeção: 1.520.000 estão nessa situação, mais da metade dos 2,7 milhões de senhores e senhoras que precisam completar a campanha. Com mais de 80, faltam tomar o imunizante 260 mil brasileiros.
As fake news, que minimizaram os efeitos da vacina ou propagandearam que pessoas estavam morrendo mesmo imunizadas, também ajudaram a explicar os abandonos, dizem os especialistas.