Brasil: venda de carros elétricos e híbridos pode chegar a 35.000 unidades este ano
Consultoria projeta crescimento de 25% nas vendas de modelos eletrificados

Ainda distante da maioria dos brasileiros os carros elétricos e híbridos vem ganhando um espaço importante nas vendas. Segundo a consultoria Carcon Automotive, a projeção para o final de 2021 é 35.500 veículos eletrificados vendidos no país, o que significará um aumento de 88% sobre 2020. Mesmo com a alta os preços de modelos híbridos partem dos R$ 140 mil, caso do Corolla hybrid 2.0.
De janeiro a julho deste ano foram comercializadas 17.554 unidades de modelos eletrificados, o que corresponde a uma alta de 85%, quando comparado com o mesmo período de 2020.
No mesmo período se formos levar em consideração as vendas de veículos a combustão, o aumento foi de apenas 25%.
Além destes dados, a Anfavea divulgou que foram licenciadas 3.873 unidades no mês passado. Esse número representa uma participação de 2,4% do mercado brasileiro.
Deste número de emplacamentos, 3.639 unidades comercializadas são de carros híbridos e híbridos plug-in. Já as 234 unidades licenciadas já são de veículos eletrificados. A entidade também divulgou que no acumulado do ano foram vendidas 21.397 unidades de automóveis híbridos, híbridos plug-in e elétricos, o que representa participação de 1,6% de mercado.
Desse número total de vendas, 59% são veículos híbridos, 35% híbrido plug-in e 6% de veículos totalmente elétricos.
Montadoras que mais vendem
Ainda segundo a consultoria, a Toyota é líder de vendas entre as montadoras com 57% do volume de modelos eletrificados com a dupla Corolla e Corolla Cross híbridos. Em segundo lugar está a Volvo com 23% e fechando o pódio está a BMW com 7% da fatia do mercado de elétricos.
A Porsche soma 4% e as outras montadoras ficam empatadas em 1%.
Os números da montadora de origem japonesa se refletem nas boas vendas do Toyota Corolla Cross. De acordo com os dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), o Toyota Corolla Cross já é o segundo SUV mais vendido de sua categoria. Desde o seu lançamento em março deste ano, o SUV já teve 20.171 unidades vendidas. Na variante híbrida, o SUV chega equipado com motor 1.8 híbrido flex e preços a partir de R$ 181.190.
Já a Volvo tornou toda sua linha híbrida e na última semana trouxe para o Brasil o XC40 Recharge. Porém, com o market share alto, o número de vendas ainda não é tão expressiva. A marca sueca é lider entre o mercado de SUVs premium, só oferece modelos híbridos e recentemente lançou o XC40 elétrico no mercado nacional.