• Home/
  • Notícias/
  • Economia/
  • Brasileiros apontam aumento no custo de vida nos últimos seis meses, diz pesquisa

Brasileiros apontam aumento no custo de vida nos últimos seis meses, diz pesquisa

Brasil é o quinto país no ranking mundial de percepção da inflação

Por Da Redação
Ás

Brasileiros apontam aumento no custo de vida nos últimos seis meses, diz pesquisa

Foto: Getty Images

Um levantamento feito pela Ipsos mostra que 73% dos brasileiros sentiram um aumento no custo de vida nos últimos meses. Segundo essa parcela dos entrevistados, é preciso desembolsar mais dinheiro para os mesmos produtos e serviços do que há seis meses. O Brasil aparece em quinto lugar no ranking de países com as piores percepções da inflação de todo o mundo.

A pesquisa, realizada em 30 países, ouviu 20.504 adultos com idades entre 16 e 74 anos. Segundo a Ipsos, os entrevistados levaram em consideração os gastos com transporte, habitação, alimentação, vestuário, saúde, entretenimento e gastos domésticos. Além da Argentina, que é a primeira do ranking, apenas Colômbia e Turquia, ambas com 75%, e Rússia, com 74%, registraram índices maiores que o Brasil.

Para os brasileiros, o principal vilão do orçamento foi o transporte que, segundo 80% dos entrevistados, aumentou significativamente nos últimos seis meses. Para 79% das pessoas ouvidas pela pesquisa, a outra categoria que mais pesou no orçamento foi a de custos com alimentação. Na classificação dos gastos com entretenimento, o Brasil ficou em segundo lugar, com 69% dos entrevistados . Apenas os argentinos superaram esta marca, com 74%. Os índices estão muito acima da média global de 49% e dos países que registraram os menores índices: Japão (15%), Malásia (28%) e China (32%).
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.