• Home/
  • Notícias/
  • Economia/
  • Brasileiros estão com receio de gastar dinheiro guardado durante pandemia, diz pesquisa

Brasileiros estão com receio de gastar dinheiro guardado durante pandemia, diz pesquisa

Entrevistados ainda temem os efeitos da pandemia sobre a economia

Por Da Redação
Ás

Brasileiros estão com receio de gastar dinheiro guardado durante pandemia, diz pesquisa

Foto: Reprodução

Uma pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV Ibre) apontou que os brasileiros ainda estão com receio de gastar o dinheiro que foi poupado durante a pandemia de Covid-19 e pretendem continuar economizando nos próximos meses. 

Realizada em novembro, a sondagem mostrou que 37,7% dos brasileiros estão guardando recursos por estarem preocupados com os efeitos da pandemia sobre a economia. Desses que conseguiram economizar, 73% afirmam que vão continuar poupando e apenas 1,4% pretende gastar todo o valor guardado. 

Questionados sobre como vão gastar o dinheiro poupado, quase metade dos entrevistados afirmaram que vão quitar dívidas, pagar impostos e gastar com despesas do dia a dia. Para 15%, o dinheiro vai ser destinado a despesas com viagem de férias, como hospedagem, alimentação e transporte. 

O percentual também supera o de gastos bom bem duráveis (11,6%), como eletrodomésticos, eletrônicos e móveis, seguimento que sofreu menos com a crise. E apenas 1% dos entrevistados vai usar o dinheiro para ir a teatro, cinema, show, passeios, bares e restaurantes. 

Em relação ao momento em que vão usar o dinheiro, 24,5% disseram que iriam gastá-lo em dezembro, mês do Natal, cerca de 40% em até seis meses, 17% depois desse período e 18% disseram não saber.

Outro destaque é o percentual de pessoas na faixa de renda mais baixa da pesquisa (até R$ 2.100 mensais) que apontou “outros gastos" (40,4%), onde afirmaram que vão usar o dinheiro para reforma de imóveis.

O levantamento foi realizado de 3 a 21 de novembro com 1.887 consumidores.

 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.