Brasileiros estimam que inflação deve subir para 5,3%, diz FGV

Aumento em comparação com janeiro foi de 0,1%

[Brasileiros estimam que inflação deve subir para 5,3%, diz FGV]

FOTO: Reprodução/Agência Brasil

A expectativa de inflação dos consumidores brasileiros para os próximos 12 meses subiu 0,1 ponto percentual e atingiu 5,3% em fevereiro, de acordo com levantamento feito pela Fundação Getulio Vargas (FGV). Caso seja confirmado, o percentual supera o teto da meta estabelecida pelo governo para o índice de preços. 

Para a coordenadora das Sondagens do Instituto Brasileiro de Economia (Ibre), Viviane Seda Bittencourt, o aumento da expectativa da inflação é influenciado pelo encarecimento de alimentos e bebidas, produtos com elevada participação na cesta de consumo das famílias. 

"A sustentação dos preços apesar da fraca atividade econômica está associada à concessão dos auxílios emergenciais e aos aumentos das commodities”, afirma. Em fevereiro, 15,2% dos consumidores projetaram valores abaixo da meta de inflação para 2021 (3,75%), um ponto percentual acima do mês anterior.

Por outro lado, a proporção de consumidores projetando acima do limite superior da meta de inflação para 2021 (5,25%) foi reduzida em 2,6 pontos percentuais, de 39,7% para 37,1%. A alta da expectativa mediana para a inflação foi influenciada por um aumento das expectativas dos consumidores de menor poder aquisitivo. Para quem possuí renda familiar mensal até R$ 2.100 a expectativa de inflação registrou aumento de 0,3 ponto, para 6,1%. 


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!