Brasileiros têm expectativa mínima histórica sobre inflação, diz FGV

Projeção é que taxa acumulada fique em 4,8% nos próximos 12 meses

Por Da Redação, Agência Brasil
Ás

Brasileiros têm expectativa mínima histórica sobre inflação, diz FGV

Foto: Reprodução/ Agência Brasil

Uma pesquisa realizada em maio pela Fundação Getulio Vargas (FGV) mostra que os brasileiros acreditam que a taxa de inflação acumulada ficará em 4,8% nos próximos 12 meses. A taxa é inferior aos 5,1% da pesquisa feitos em abril. Com o resultado de maio, a expectativa dos brasileiros retornou ao mínimo da série histórica da fundação. 

A pesquisa foi realizada com base na entrevista entre os consumidores de Porto Alegre, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador, Brasília e Recife, que respondem à seguinte pergunta: Na sua opinião, de quanto será a inflação brasileira nos próximos 12 meses? 

“Após o susto com a aceleração dos preços dos alimentos no fim de março e abril, a expectativa de inflação dos consumidores volta ao menor nível da série histórica. Esse resultado é reflexo tanto de um cenário atípico de deflação de alguns dos principais itens, quanto da expectativa do mercado de valores, cada vez menores para a inflação oficial (IPCA)”, afirma Renata de Mello Franco, pesquisadora da FGV.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário