• Home/
  • Notícias/
  • Mundo/
  • Brics manifestará "sérias preocupações" com escalada protecionista de Trump

Brics manifestará "sérias preocupações" com escalada protecionista de Trump

Embora não haja menção direta aos EUA, pessoas envolvidas nas negociações afirmam que Trump foi o alvo

Por Da Redação
Ás

Brics manifestará "sérias preocupações" com escalada protecionista de Trump

Foto: Isac Nóbrega/PR

Os países do Brics vão manifestar "sérias preocupações" com a escalada protecionista e medidas unilaterais de comércio, em uma referência à guerra tarifária deflagrada por Donald Trump, conforme a declaração final dos líderes reunidos no Rio de Janeiro.

"Manifestamos sérias preocupações com o aumento de medidas tarifárias e não tarifárias unilaterais que distorcem o comércio e são inconsistentes com as regras da OMC (Organização Mundial do Comércio)", diz um trecho da declaração, divulgado pela CNN.

Embora não haja menção direta aos Estados Unidos, pessoas envolvidas nas negociações do comunicado afirmam que Trump foi o alvo.

Além disso, há referências ao protecionismo "sob o pretexto de motivos ambientais", o que remete a medidas tomadas no passado pela União Europeia contra produtos do agronegócio brasileiro.

A Lei Antidesmatamento da UE, que deve entrar em vigência no início de 2026, afeta uma lista de produtos que vão da carne e da soja produzidas no Brasil ao óleo de palma fabricado na Indonésia (recém-incorporada ao Brics).

"A proliferação de medidas restritivas ao comércio, seja na forma de aumento indiscriminado de tarifas e medidas não tarifárias, seja de protecionismo sob o pretexto de objetivos ambientais, ameaça reduzir ainda mais o comércio global, interromper as cadeias de suprimentos globais e introduzir incerteza nas atividades econômicas e comerciais internacionais", diz outro trecho da declaração.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.