• Home/
  • Notícias/
  • Mundo/
  • Briga sobre 'herança racista' na Suécia inclui 9 crânios brasileiros, diz reitor

Briga sobre 'herança racista' na Suécia inclui 9 crânios brasileiros, diz reitor

Prestigiado Instituto Karolinska da Suécia abriga em suas instalações uma macabra coleção de quase 800 crânios humanos

Por Da Redação
Ás

Briga sobre 'herança racista' na Suécia inclui 9 crânios brasileiros, diz reitor

Foto: Reprodução / Ann Gustavsson/Karolinska Institute

O reitor do prestigiado Instituto Karolinska da Suécia, Ole Petter Ottersen, disse à BBC Brasil, que "sob a perspectiva atual, reconheço que uma parte dos 200 anos de história da instituição pode ser considerada racista”.

A instituição que todos os anos elege o vencedor do Prêmio Nobel de Medicina, abriga em suas instalações uma macabra coleção de quase 800 crânios humanos — e nove deles são do Brasil.

Os crânios foram removidos de túmulos em diversas partes do mundo. Eles foram utilizados entre os séculos 19 e 20 pelos cientistas suecos Anders e Gustaf Retzius — pai e filho — em controversos experimentos associados às teorias do racismo científico da época, que preconizavam uma suposta superioridade do homem branco.

"No século 19, professores e pesquisadores do instituto foram influenciados pela ordem colonial dominante. Alguns deles cometeram atos ou expressaram opiniões caracterizadas atualmente como antiéticas, anticientíficas e racistas — algo totalmente inaceitável nos dias de hoje", frisou o reitor

Segundo estudantes da instituição, trata-se de uma "herança racista do Karolinska". Eles exigem não só um pedido público de desculpas, como a remoção imediata dos nomes de Anders e Gustaf Retzius de salas e laboratórios do instituto batizados em sua homenagem.

A revolta estudantil é mais um ato do movimento internacional contra rastros de racismo e colonialismo em universidades e outros espaços públicos, deflagrado na esteira da onda de protestos de 2020 contra a morte, nos Estados Unidos, do afro-americano George Floyd sob o joelho de um policial branco. 
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário