Brigitte Bardot é multada em 20 mil euros por racismo
Atriz insultou moradores da Ilha Reunião, no Oceano Índico

Foto: Divulgação
A atriz francesa Brigitte Bardot, de 87 anos,foi condenada a pagar multa de 20 mil euros (cerca de R$ 128 mil) por ter feito insultos racistas contra os moradores da Ilha Reunião, no Oceano Índico. Bardot enviou uma carta há dois anos ao governo local para denunciar o que disse considerar “agressões” a cabras, cachorros e gatos.
Ela comparou o lugar à “Ilha do Diabo”, cuja população seria “degenerada e ainda imbuída das tradições bárbaras das suas raízes”. Na carta, a atriz conta que animais estariam sendo “feridos, envenenados e amputados” e citou que, no local, seria comum usar cães ou gatos como isca para a pesca de tubarões, e também “decapitar cabras em festivais indígenas”.
A advogada da atriz argumentou que "a defesa dos animais é a vida de Brigitte Bardot" e que o sofrimento dos animais é uma realidade no departamento francês. Várias associações francesas que lutam contra o racismo e a discriminação apresentaram uma queixa-crime contra Bardot. Ele se desculpou justificando que sentiu raiva pelo que considera ser o "destino trágico" dos animais da ilha.


