Butantan identifica nova variante recombinante da Covid-19 em São Paulo

Caso foi registrado em mulher de 59 anos

[Butantan identifica nova variante recombinante da Covid-19 em São Paulo]

FOTO: Rovena Rosa/Agência Brasil

O Instituto Butantan identificou mais um caso de variante recombinante do vírus SARS-Cov-2, que causa a Covid-19, em São Paulo. A variante XG foi encontrada em amostras coletadas de uma mulher de 59 anos, moradora do bairro da Penha, na capital paulista. Até o momento, não há informações sobre os sintomas e nem se a paciente estava vacinada.

“Todas as variantes recombinantes ainda necessitam de mais atenção nesta questão de disseminação. Há no mundo apenas 205 sequências da XG e isso é pouco em relação à população mundial e ao número de variantes que estão circulando”, disse Gabriela Ribeiro, que trabalha com bioinformática na Rede de Alerta de Variantes do Instituto Butantan, em nota divulgada pelo instituto.

A XG é uma variante recombinante das linhagens BA.1 e BA.2 da cepa Ômicron. Ela tem a mesma combinação da variante XE, mas as mutações são diferentes. Este foi o terceiro caso de uma variante recombinante identificada em São Paulo. O primeiro caso foi identificado em março, em um homem de 39 anos, também de São Paulo e que estava com o esquema vacinal completo. 

As amostras identificaram que ele tinha a variante XE. Como ele não tinha histórico de viagem ao exterior e nem contato com pessoas que estiveram em outros países, isso indicou que a variante já circula de forma comunitária na cidade.


Comentários