Exames de detecção da Covid-19 apresentam aumento de 40% no Brasil

Além disso, o número de resultados positivos também cresceu 24,1%

[Exames de detecção da Covid-19 apresentam aumento de 40% no Brasil]

FOTO: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Segundo dados divulgados pela Associação Brasileira de Medicina Diagnóstica (Abramed), nesta semana, há uma tendência de aumento na quantidade de testes de Covid-19 realizados nas últimas semanas no Brasil.

Realizados em laboratórios de medicina diagnóstica, entre 9 e 15 de maio, o número de exames realizados aumentaram ao menos 40% em relação à última semana, segundo a estimativa divulgada.

Já em relação a taxa de positividade, o número de testes positivos apresentou um crescimento de 24,1% da totalidade no mesmo período.

Entre 2 a 8 de maio, haviam sido realizados 47.803 exames. Destes, 17,1% apresentaram resultado positivo, cerca de 8 mil do total.

Já na última semana de abril, entre 25 a 1º de maio, foram 44.095 testes feitos, com taxa de positividade de 12,9%. O número foi 26% superior à semana anterior.

Alerta mundial

Nessa terça-feira (17), a Organização Mundial da Saúde (OMS) alertou sobre a preocupação com a redução dos testes realizados para detecção da Covid-19, além dos sequenciamentos genéticos do vírus. Segundo a entidade, o número cai conforme os países declaram o fim do estado de emergência provocado pela doença.

O diretor-geral da agência internacional, Tedros Adhanom Ghebreyesus, informou que quatro das seis regiões monitoradas pela OMS apresentaram aumento de casos na última semana.

“Devido à redução de testes e sequenciamento em muitos países, é cada vez mais difícil saber onde está o vírus e como ele está sofrendo mutações”, afirmou.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

[Hipertensão arterial é responsável por 51% das mortes por AVC no Brasil]

Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial é recordado nesta sexta-feira (26)

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!