BYD confirma Song Pro Flex produzido na Bahia

SUV híbrido terá motor 1.5 ajustado para consumir gasolina e etanol

Por Marcos Camargo Jr.
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BYD confirma Song Pro Flex produzido na Bahia

A BYD confirmou o início da montagem do SUV híbrido Song Pro flex em sua nova fábrica de Camaçari, na Bahia. A planta é a primeira da marca fora da Ásia e representa um passo decisivo na estratégia de expansão da empresa no país. O investimento total no complexo chega a R$ 5,5 bilhões, instalado no mesmo espaço que abrigou a antiga unidade da Ford, desativada em 2021.

O complexo iniciou operação experimental em julho e agora passa à fase de montagem em regime SKD (Semi Knocked Down), em que os veículos são montados a partir de kits importados parcialmente desmontados. A capacidade inicial é de 150 mil unidades por ano, com possibilidade de ampliação para 300 mil em uma segunda etapa.

Os primeiros carros montados localmente chegam às concessionárias ainda em outubro, enquanto o Song Pro híbrido flex será incorporado à produção nas próximas semanas.

Primeiro modelo híbrido flex da BYD no país

O Song Pro híbrido flex será o primeiro veículo da BYD fabricado no Brasil com motorização adaptada ao uso de etanol. O SUV combina motor 1.5 flex a combustão com propulsor elétrico, somando 235 cv e consumo superior a 20 km/l, de acordo com estimativas iniciais da marca. Na linha de montagem, já é possível ver outros modelos, como o Dolphin Mini e o sedã King, sendo finalizados.

O vice-presidente sênior da BYD, Alexandre Baldy, afirmou que o início das operações em Camaçari inaugura uma nova fase para a marca no país.

“Entramos na era da eletromobilidade com um complexo que produzirá veículos super-híbridos com tecnologia flex”, declarou.

Stella Li, vice-presidente global da BYD e CEO da companhia nas Américas, destacou que a planta baiana é “a mais moderna da América Latina” e reforçou o papel do investimento no avanço da eletrificação no continente.

“O Dolphin Mini e o Song Pro serão os primeiros modelos produzidos aqui na Bahia”, disse.

Cerimônia em Camaçari 

A inauguração contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do vice-presidente Geraldo Alckmin, do ministro da Casa Civil Rui Costa, do presidente global da BYD Wang Chuanfu e do governador da Bahia Jerônimo Rodrigues.

Durante o evento, Lula destacou o simbolismo da retomada da produção industrial no estado após o fechamento da Ford.

“A Ford nos deixou, mas a BYD chegou para recomeçar. O carro fabricado aqui precisa ser acessível para o trabalhador que o produz”, afirmou o presidente.

Estrutura da fábrica em Camaçari 

O complexo ocupa 4,6 milhões de metros quadrados — o equivalente a 645 campos de futebol — e levou 15 meses entre a aquisição do terreno e o início das operações. A BYD já emprega 1.500 trabalhadores e prevê a criação de até 20 mil empregos diretos e indiretos nos próximos anos.

Além dos modelos Song Pro, Dolphin Mini e King, a planta terá linhas para montagem de chassis de ônibus e caminhões elétricos, além de uma área voltada ao processamento de componentes de baterias.

A BYD recebeu incentivos fiscais do governo da Bahia válidos até 2032. O estado também concede isenção de IPVA para veículos eletrificados de até R$ 300 mil e alíquota reduzida de 2,5% para modelos acima desse valor.

Expansão e ajustes

A marca lidera o mercado de veículos eletrificados no Brasil, com mais de 170 mil unidades comercializadas em três anos. Entre os principais modelos estão o Dolphin Mini, o sedã King e o SUV Song.

Durante a construção da unidade, o Ministério do Trabalho realizou uma fiscalização que identificou 160 trabalhadores estrangeiros em situação irregular. Após firmar um termo de ajustamento de conduta, a BYD rescindiu o contrato com a construtora responsável, Jinjiang Construction Brazil Ltd.

 

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