BYD lança pedra fundamental e anuncia início data de início da produção em Camaçari
Cerimônia contou com a presença do CEO mundial do grupo chinês na Bahia

A BYD deu mais um passo para o início da produção em solo nacional. E poucos dias depois do anúncio de que a Ford entrou em acordo com o governo para devolução do terreno e da fábrica fechados em janeiro de 2021 em Camaçari, a BYD fez uma cerimônia para comunicar a nova direção da planta.
A pedra fundamental foi lançada com a presença do fundador e CEO Wang Chuanfu, da vice-presidente executiva e CEO para as Américas, Stella Li, e do presidente da BYD Brasil, Tyler Li, além do vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, os ministros Rui Costa (Casa Civil) e Juscelino Filho (comunicações) além do governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues.
A unidade recebe um aporte de R$ 3 bilhões de forma inicial. A expectativa é iniciar a produção já entre o fim de 2024 e o início de 2025, com capacidade instalada próxima dos 150 mil veículos por ano durante a primeira fase de implantação. Serão produzidos localmente o elétrico BYD Dolphin, o Song Plus e o Yuan Plus.
“O BYD Dolphin, carro que mudou o jogo no Brasil, agora será fabricado em Camaçari. Foram vendidas 5 mil unidades apenas três meses após o lançamento, um recorde na história do Brasil. Além dele, o BYD Song Plus, nosso PHEV que tem autonomia de mais de mil quilômetros, e o BYD Yuan Plus, nosso carro moderno e 100% elétrico, também serão produzidos nesta fábrica”, disse Stella Li, Vice-Presidente Executiva Global.
A BYD também anunciou a construção de um Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Salvador. No foco estão soluções híbridas especialmente com motores térmicos a etanol.
“O Brasil é um mercado incrivelmente promissor e pode ser um exemplo para o mundo de que a eletrificação não só é possível, como também melhora a vida de todos aqui”, afirmou Wang Chuanfu, CEO e fundador da BYD.