Cães e gatos também precisam de higiene bucal

Como humanos, pets podem ter diversos problemas nos dentes e na gengiva

[Cães e gatos também precisam de higiene bucal]

FOTO: Divulgação

Você tem o hábito de verificar a saúde bucal do seu cão, caso a resposta seja não é importante adicionar esse cuidado a sua rotina. Assim como os humanos, os cães podem ter diversos problemas nos dentes e na gengiva, como tártaro, gengivite e cáries. E para esclarecer dúvidas, Cabral explica os principais mitos e verdades sobre o tema. Confira:
 
- Manter a higiene bucal é fundamental para evitar diversos problemas de saúde do pet?

Verdade. Não realizar a escovação diariamente pode causar leves inflamações na gengiva que - se não tratadas - podem evoluir para gengivite grave, reabsorção do osso alveolar e até a perda de dentes. O acúmulo de bactérias pode também cair na corrente sanguínea e levar até as alterações sistêmicas.
  
- É necessário escovar os dentes do cachorro todos os dias?

Verdade. O ideal é escovar os dentes com frequência, pois a placa bacteriana pode se formar em apenas 12 horas. Recomenda-se a escovação pelo menos uma vez por dia, de preferência de noite, quando o pet já terá realizado todas as refeições, brincado bastante e estará cansado e sonolento. Para os cães que não permitem a escovação diária, ou quando isso não for possível, o dono pode oferecer outras opções que auxiliam na limpeza dos dentes como petiscos, ossinhos e enxaguante bucal, que deve ser colocado na própria água do cachorro, mas sempre mantendo a escovação com a maior frequência possível.
  
- Não é necessária uma rotina para escovar os dente?

Mito. É muito importante criar uma rotina, escovando os dentes todos os dias no mesmo horário, assim o animal se acostumará com a atividade e a tarefa ficará cada vez mais fácil de ser realizada.

- Utilizar os produtos de uso humano de vez em quando não faz mal?

Mito. Não se deve utilizar escova de dente e pasta de dente de uso humano, de jeito nenhum. As escovas para cachorro possuem cerdas mais suaves e especialmente anguladas, evitando que machuque a gengiva e a boca do pet, e garantindo um resultado melhor.
Ao contrário de nós, o cachorro ingere a pasta utilizada na hora da escovação e, por isso, utilizar o creme dental de uso humano é o que traz mais riscos. Isso porque a sua composição contém flúor, que pode ser tóxico para o animal e causar doenças graves. Além disso, as pastas humanas possuem sabão na sua composição, que pode causar também uma irritação da mucosa gástrica dos cães, levando a um desconforto abdominal e em casos mais graves, úlceras gástricas. 
  
- É normal cachorro ter bafo?

Mito. O mau hálito é sinal de que algo está errado e é preciso ficar atento! A falta de higiene bucal é uma das principais causas da halitose, que é o principal sinal da proliferação de bactérias que geram o odor. Se a saúde bucal do pet estiver em dia e mesmo assim o mau hálito permanecer, é importante ir ao veterinário, pois a halitose pode ser causada também por algum problema gástrico ou endócrino. 


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!