Cão famoso do RS é 'nomeado' pró-reitor de assuntos caninos da UFSM
Ele chegou no campus há mais de 10 anos, sem alarde e sem coleira

Foto: Reprodução/RedesSociais
O cão comunitário Silveira, xodó dos estudantes da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), ficou famoso nas redes sociais e foi "nomeado" como "pró-reitor de assuntos caninos", nesta terça-feira (20). O momento foi publicado nas redes sociais, com direito a assinatura do reitor Luciano Schunch.
Silveira tem ganhado seguidores nas redes sociais nesses últimos dias. Nesta terça, já somam 57 mil - 20 mil a mais do que no dia anterior. A nomeação como "pró-reitor" é uma brincadeira e não tem efeito prático. O cão é morador oficial da Biblioteca Central da UFSM, estrela do projeto Zelo, que é responsável por cuidar dos animais comunitários da universidade e dono de um fã-clube.
O cãozinho não nasceu famoso. Ele chegou no campus há mais de 10 anos, sem alarde e sem coleira. A professora Fabiana Stecca, coordenadora do projeto Zelo, contou ao g1, que não sabe a origem do nome e que ele também é apelidado de 'Podrão' pelos alunos. Ela disse que esse apelido nasceu porque ele dorme em sala de aula.
Silveira é um cão idoso, com idade estimada em mais de 10 anos. Ele sofre de artrose, já machucou patas e tem medo de carro, de agulhas e de pessoas com jaleco de veterinário.