Calor aumenta incômodo com varizes; saiba como amenizar sintomas

Doença é mais frequente em mulheres com idade entre 20 e 50 anos, no entanto, o problema também atinge os homens

Por Da Redação
Ás

Calor aumenta incômodo com varizes; saiba como amenizar sintomas

Foto: Divulgação

Com mais de 2 milhões de casos diagnosticados no Brasil, as varizes são veias superficiais das pernas que tornam-se visíveis, salientes e tortuosas. A doença provoca veias dilatadas, geralmente nos membros inferiores e pode causar dor, desconforto ou ainda indicar um problema circulatório mais sério. 

A condição pode se agravar em períodos de calor excessivo, como o verão. Isso ocorre porque o calor dilata as veias do nosso corpo e aumenta a pressão necessária para bombear o sangue de volta ao coração. Então, naturalmente, manter o fluxo sanguíneo nessas condições é mais difícil, aumentando a possibilidade do inchaço nas pernas e piora das varizes.

Dentre os sintomas mais comuns estão dormência, dor, inchaço, cansaço e sensação de peso nas pernas. “A consulta pode evitar complicações graves por meio de um diagnóstico apontado ainda no início. No calor, a atenção deve ser redobrada, evitando banhos muito quentes e apostar na aplicação de cremes, gel e loções para aliviar o desconforto com os sintomas.” Afirma o professor e cirurgião vascular, Denes Marques De Figueiredo.

Estudos indicam que varizes são mais frequentes em mulheres com idade entre 20 e 50 anos, no entanto, o problema também atinge os homens. 

Dentre os fatores que contribuem para o surgimento das varizes estão obesidade, longas horas em pé ou sentado, falta de atividade física, envelhecimento, alterações hormonais (que acontecem também durante a gravidez), uso de anticoncepcionais, número de gravidezes, além da herança genética. As complicações mais graves da doença incluem tromboflebites, dermatite ocre (manchas de cor marrom que surgem nas pernas), sangramento (por ruptura do vaso) e feridas venosas (úlcera varicosa).

A doença não tem cura, mas tem controle e tratamento. Possui caráter hereditário, por isso não existem medidas muito eficazes na prevenção, mas recomenda-se evitar passar longas horas em pé, repousar, manter as pernas elevadas e água fria para aliviar os sintomas das varizes. A consulta ao médico especialista é essencial para início imediato de tratamento, que pode ser medicamentoso e até cirúrgico. Também são analisadas a adoção de meias de compressão e outras medidas para alívio do desconforto.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.