• Home/
  • Notícias/
  • Política/
  • Câmara aprova projeto de Bruno Reis que ameaça renda de anfitriões de aluguel por temporada

Câmara aprova projeto de Bruno Reis que ameaça renda de anfitriões de aluguel por temporada

Texto já foi sancionado pelo Prefeito de Salvador; entenda

Por Da Redação
Às

Atualizado
Câmara aprova projeto de Bruno Reis que ameaça renda de anfitriões de aluguel por temporada

Foto: Divulgação/Secom Prefeitura de Salvador

A Câmara Municipal de Salvador (CMS) aprovou, na última quarta-feira (22), o projeto de lei nº 396/2025, de autoria do Executivo, que impõe a cobrança do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS) e exige inscrição de quem aluga imóveis por meio de plataformas digitais, como Airbnb.

O texto, que já foi sancionado pelo prefeito Bruno Reis (União Brasil), altera dispositivos do Código Tributário e de Rendas do Município e do Programa Renova Centro, sob o argumento de atualizar normas tributárias e administrativas. 

Na prática, a medida reclassifica o aluguel por temporada como prestação de serviço, o que, segundo informações da coluna de Matheus Leitão, da revista Veja, pode ameaçar a renda de pequenos anfitriões.

Além disso, a proposta destoa do debate nacional sobre simplificação e justiça fiscal. O texto da Reforma Tributária, atualmente em fase de regulamentação, já prevê um tratamento específico para as locações de curto prazo. 

Segundo dados obtidos pela Veja, cerca de 80% dos anfitriões soteropolitanos não têm o aluguel por temporada como ocupação principal. O setor alerta ainda que a proposta pode gerar dupla tributação, ao somar o ISS à alíquota de até 27,5% já cobrada pelo Imposto de Renda.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário