Lula diz estar disposto a negociar com Trump solução para tarifa de 50% imposta ao Brasil
Presidente brasileiro deve se encontrar pessoalmente com o republicano no domingo (26)

Foto: Ricardo Stuckert / PR
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou neste sábado (25) que está disposto a negociar com o presidente norte-americano Donald Trump uma saída para o tarifaço de 50% imposto a produtos brasileiros.
"Eu espero que o encontro aconteça. Vim com a disposição de que a gente possa encontrar uma solução", disse Lula a jornalistas antes de participar de uma cerimônia na Universidade Nacional da Malásia, onde recebeu o título de doutor honoris causa.
O petista negou que Trump tenha imposto qualquer exigência prévia para a reunião. A bordo do Air Force One, o presidente americano afirmou que os Estados Unidos estão dispostos a aliviar as tarifas “sob as condições certas”.
"Não tem exigência dele e não tem exigência minha ainda. Vamos colocar tudo na mesa e buscar uma solução", reforçou Lula.
Tarifas americanas
O governo dos Estados Unidos anunciou, em julho, uma tarifa de 50% sobre produtos brasileiros, alegando práticas comerciais injustas e perseguição política no país. O comunicado citava o processo judicial contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), condenado no inquérito da trama golpista.
Após repercussão negativa, a Casa Branca publicou uma lista de exceções que inclui centenas de itens. A expectativa do governo brasileiro é ampliar o número de produtos isentos ou conseguir a suspensão das tarifas.
LEIA TAMBÉM:
•Lula e Donald Trump se reúnem em chamada para discutir sobre tarifaço
•Lula e Trump trocam telefones e planejam encontro presencial, diz Planalto
•Trump fala em 'excelente química' com Lula em encontro na ONU; os dois vão se reunir
•"Eu tenho idade de falar mais grosso com ele”, brinca Lula sobre conversa com Trump
• Brasil intensifica ofensiva diplomática para derrubar tarifas dos EUA


