Campanha contra Olimpíadas criada há dois dias no Japão consegue juntar quase 200 mil assinaturas

Nesta sexta (7), governo anunciou a ampliação do estado de emergência em todo o país

[Campanha contra Olimpíadas criada há dois dias no Japão consegue juntar quase 200 mil assinaturas]

FOTO: Reprodução/A Crítica de Campo Grande

Uma petição online pedindo o cancelamento dos Jogos Olímpicos de Tóquio já possuí quase 200 mil assinaturas no Japão. Lançada nessa quarta-feira (5), a campanha nasce à medida que aumentam os números de casos de coronavírus no Japão. Nesta sexta-feira (7), o primeiro-ministro do país, Yoshihide Suga, anunciou a extensão do estado de emergência no país até o fim de maio. 

Em dois dias desde seu lançamento, a campanha "Pare as Olimpíadas de Tóquio" reuniu mais de 187.000 assinaturas, aproximando-se da meta de 200 mil. "Pedimos veementemente a prevenção da propagação do coronavírus e a proteção de vidas e meios de subsistência, usando os recursos disponíveis para impedir as Olimpíadas", escreveu Kenji Utsunomiya, advogado, organizador da petição e ex-candidato a governador de Tóquio.

Nos últimos meses, a população japonesa se mostrou reticente sobre a realização dos Jogos no país em meio à pandemia. Enfrentando a quarta onda da pandemia e uma lenta campanha de vacinação, o governo está tentando estender os estados de emergência em Tóquio e em três outras áreas até o final de maio, segundo disse o ministro da Economia.


Comentários