• Home/
  • Notícias/
  • Economia/
  • Campos Neto alerta sobre necessidade de esforço adicional na redução da inflação

Campos Neto alerta sobre necessidade de esforço adicional na redução da inflação

Roberto Campos Neto destaca a importância de perseverar na redução dos núcleos de inflação

Por Da Redação
Ás

Campos Neto alerta sobre necessidade de esforço adicional na redução da inflação

Foto: Lula Marques/Agência Brasil

O presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, alertou nesta terça-feira (5) sobre a atual fase global de desinflação que está ocorrendo após a pandemia, caracterizada pela necessidade de um esforço adicional para reduzir os núcleos de inflação, com a possibilidade de um maior sacrifício econômico. O evento ocorreu em São Paulo, organizado pelo Julius Baer Group.

Campos Neto destacou a existência da "última milha" desse processo, que está ocorrendo em diversas partes do mundo, incluindo o Brasil. Ele enfatizou a importância de perseverar nesse momento, uma vez que interromper o esforço poderia resultar no retorno da inflação.

Com a inflação em declínio, mas ainda exigindo um esforço econômico para atingir a meta estabelecida, o presidente do BC observou que a sociedade começa a debater se é adequado fazer esses sacrifícios para alcançar a estabilidade de preços.

"É natural que, quando se chega a esse ponto, a sociedade e a classe política comecem a questionar qual é o nível de sacrifício que você quer fazer para atingir a meta", afirmou Campos Neto.

O presidente do Banco Central também explicou que o aumento na demanda por bens durante a pandemia, que ainda não retornou aos níveis pré-pandemia, contribui para a inflação persistente no mundo. Isso ocorre porque a produção de bens consome mais energia. Ele reiterou que a resposta das políticas fiscal e monetária à pandemia foi "muito intensa" globalmente. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário