Cápsula da Nasa encerra primeira missão e deve voltar à Terra neste domingo (11)
Etapa faz parte de programa que promete levar seres humanos à lua em 2025

Foto: Nasa Johnson/Divulgação
A primeira etapa do programa que promete levar os seres humanos à lua deve ser concluído com sucesso neste domingo (11). A missão Artemis I da Nasa deve amerissar a cápsula Orion, que será recuperada por funcionários da agência espacial e da Marinha dos Estados Unidos.
Apesar de nessa primeira fase ter sido sem tripulação, a expectativa é que em meados de 2025, a agência pouse a primeira mulher e a primeira pessoa negra na Lua.
Por isso, com o retorno da Orion, a Nasa vai agora avaliar as mais diversas condições físicas e dados computacionais relacionados à trajetória da missão, para assim verificar se de fato poderá mandar algum ser humano nesta mesma cápsula.
A próxima missão deve acontecer em meados de 2024, quando a Artemis II voltarà à lua, mas com uma diferença: uma tripulação humana, que ainda não foi escolhida, será levada.
Já a Artemis III será a primeira missão tripulada da agência espacial americana que pousará na Lua desde 1972. A agência pretende fazer história com o programa e pousar nessa fase a primeira mulher e a primeira pessoa não-branca na superfície lunar em meados de 2025.