Carência de tratamento contra câncer na pandemia

Confira o editorial desta quinta-feira (17)

[Carência de tratamento contra câncer na pandemia]

FOTO: Arquivo/Agência Brasil

A carência no tratamento do câncer durante a pandemia preocupa médicos oncológicos do país, que apontam os centros cirúrgicos fechados, muito devido ao uso de respiradores para tratar casos de Covid-19. A solução, a curto prazo, é somente mesmo a vacina. 

E quando se fala em tratamento contra o câncer, o diagnóstico precoce é essencial. No caso do câncer de intestino, quando o diagnóstico é ainda no órgão, a chance de cura chega a 91%, porém, essa probabilidade vai diminuindo na medida em que se espalha nas regiões mais próximas e cai a 15% quando se pega órgãos como o fígado, que a medicina considera muito mais complicado de se tratar. 

Tem tratamento, tem solução e são (os cânceres de intestino) muito mais curáveis que outros tumores malignos de uma maneira geral, e a incidência de casos entre homens e mulheres é parecida.

A prevenção é importante, tanto a partir dos chamados “exames de rastreamento” até a colonoscopia, que, a despeito de ser um exame extremamente invasivo, é fundamental para o diagnóstico e, muitas vezes, para tratamento de lesões pré-malignas. 

Mas a prevenção também é resultado do estilo de vida. Pessoas obesas e com mais de 55 anos fazem parte do grupo de risco para o câncer de intestino. Existe uma população com predisposição genética, os casos hereditários e que pode atingir pessoas mais jovens entre 28 e 30 anos, e pacientes que tenham doenças inflamatórias intestinais. 

Também é possível prevenir a partir da alimentação, além de realizar atividades físicas periódicas.  Alguns dos “vilões” são os alimentos processados como presunto, linguiça e salsicha e o alto consumo de carnes vermelhas. Já os alimentos “protetores” são legumes como cenoura, mandioquinha e repolho, além de frutas, principalmente as amarelas e vermelhas, como goiaba e mamão, uma vez que são alimentos ricos em fibras que ajudam a mucosa intestinal


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!