Combater a fome no Brasil

Confira o editorial desta quarta-feira (16)

[Combater a fome no Brasil]

FOTO: Divulgação/Leroy Skalstad

De acordo com recente levantamento da Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (Rede Penssan) hoje mais da metade da população brasileira (116,8 milhões de pessoas) sofre atualmente com insegurança alimentar, ou seja, sem acesso pleno e permanente a alimentos. 

Destes, 19 milhões de brasileiros (9%) estão passando fome. Esta realidade fez o Brasil voltar ao patamar de miséria de 2004, antes de iniciativas como o programa federal Fome Zero, que durou entre 2004 e 2013.

Entre 2013 e 2018, segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) e da POF (Pesquisa de Orçamentos Familiares (PNAD), a insegurança alimentar grave teve um crescimento de 8% ao ano. Já entre 2018 a 2020, o aumento da fome foi de 27,6%, de acordo com dados da pesquisa VigiSan, realizada pela Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar.

Esse cenário não tem resolução simples e tampouco rápida. Embora a pandemia da Covid-19 não seja a única causa dessa crise, a persistência da crise sanitária dificulta ainda mais a retomada econômica e a reinserção produtiva da população.

Além disso, mulheres são especialmente bastante atingidas por conta do trabalho de cuidado exercido no ambiente doméstico, depois do fechamento de escolas e outras instituições.

O momento é de aderir iniciativas de combate à fome, criadas no Brasil desde o início da pandemia, com forte crescimento em 2021.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!