Carnaval 2023: 1.100 agentes da Guarda Civil Municipal atuarão no evento
GCM promoverá diversas atividades de proteção ao folião durante o evento

Foto: Divulgação
A Prefeitura de Salvador anunciou nesta quarta-feira (15) que cerca de 1.100 agentes da Guarda Civil Municipal atuarão em diversas frentes durante o período do Carnaval. A instituição atuará na proteção ao patrimônio público, patrulhamento preventivo e garantia da execução de serviços públicos, assim como no apoio aos diversos órgãos do município relacionados à festa, como Semop, Transalvador, Semob, Saltur, Sedur, Sempre, Semur, SPMJ, Vigilância Sanitária e Secretaria Municipal de Saúde.
A Guarda Civil vai promover diversas atividades, através da Coordenadoria de Ações de Prevenção à Violência (Cprev), realizando a distribuição de pulseiras de identificação para crianças, cautela de documentos perdidos pelos foliões, e apresentações itinerantes com a Banda de Música da GCM em abrigos e nos espaços do "Camarote Acessível".
A atuação do órgão engloba ainda a parceria com o Comitê de Combate de Exploração Sexual e Trabalho Infantil em Grandes Eventos; o trabalho em conjunto com a Secretaria de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ), no enfrentamento à violência contra a mulher; assim como ações junto à Secretaria Municipal da Reparação, no Observatório da Discriminação Racial, LGBT e Violência Contra a Mulher.
Destaque no Carnaval
Neste ano, a GCM atuará com duas novidades: a operação "Pipoca de Boa", que contará com a presença de agentes descaracterizados, observando e realizando intervenções em comportamentos violentos e práticas de violência contra as mulheres. Já a outra operação, de cunho preventivo, formada a partir de uma parceria com a "Comissão dos Taxistas", visa gerar mais segurança para as crianças.