Carteira de trabalho digital já substitui a física, mas governo aconselha guardar antiga
Interessados podem baixar aplicativo nos smartphones ou tabletas

Foto: Divulgação
A carteira de trabalho digital, que entrou em vigor no dia 24 de setembro, já pode ser adquirida e habilitada pelos trabalhadores brasileiros e estrangeiros que possuem CPF. O documento substitui a carteira de papel, entretanto, o governo aconselha as pessoas a guardarem o antigo documento.
As empresas que estão cadastradas no eSocial já podem assinar o documento digital. Quem não tiver cadastrado terá que assinar a carteira convencional. O trabalhador pode contestar informações erradas na carteira digital e comprovar o tempo de serviço por meio da carteira de papel, por isso, é importante ter a física guardada.
Como habilitar a carteira
Os interessados em adquirir o documento digital devem acessar o site ou baixar o aplicativo nos smartphones ou tablets e seguir as instruções descritas. Caso não consiga habilitar a carteira digital, o trabalhador pode se dirigir ao próprio banco, aos caixas eletrônicos da Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, ou ainda uma unidade do Ministério da Economia.