Casa em favela de Belo Horizonte ganha prêmio mundial de arquitetura
A casa pertence ao artista Kdu dos Anjos, na comunidade Aglomerado da Serra

Foto: Leonardo Finotti/Divulgação
A casa do artista Kdu dos Anjos, na comunidade Aglomerado da Serra, em Belo Horizonte (MG), foi a grande campeã do prêmio do Archdaily, um dos mais importantes da arquitetura mundial, na categoria "Casa do Ano". A informação foi comemorada pelo artista em seu perfil do Instagram.
"Juro que estou em prantos, não sei nem o que falar. Por enquanto fica aqui o meu 'só força'. Esse prêmio é para todas as periferias do mundo. Amanhã tem festa na favela!", disse o artista no post.
O Coletivo Levante, responsável pelo projeto, também celebrou o feito: "Estamos muito felizes com o resultado! Em primeiro lugar, queremos agradecer demais a todo mundo que colou com a gente, votou e ajudou a colocar a favela no topo do mundo!".
História da casa
A Casa da Vila Pomar do Cafezal foi construída por muitas mãos em um terreno anguloso de cerca de 70 m² na comunidade na região centro-sul de Belo Horizonte.
De longe, a casa se camufla na paisagem. O bloco de 8 furos, um clássico nas comunidades, recebeu selamento e pronto: sua fachada estava finalizada.
"Só que o tijolo foi assentado na horizontal e revela sua face frisada, algo pouco comum no morro, uma vez que assentar o bloco em pé é mais rápido e faz com que o material renda mais", explicam os arquitetos, que fizeram diferente pensando em tornar a casa mais fresca.