• Home/
  • Notícias/
  • Bahia/
  • Casamento na pandemia: Casais se adaptam ao novo normal com cartório online

Casamento na pandemia: Casais se adaptam ao novo normal com cartório online

Uniões precisaram se readaptar ao momento vivido pela crise

Às

Casamento na pandemia: Casais se adaptam ao novo normal com cartório online

Foto: Reprodução

Por causa da pandemia do Coronavírus, todas as pessoas tiveram que adaptar ao "novo normal", tendo que abrir mão de algumas atividades presenciais, como o casamento. Magnólia Santiago e Alexandro Borges planejaram o casório em 2020, no entanto,  por causa das medidas restritivas, tiveram a ideia de realizar a cerimônia e o casório de forma online.  

Em conversa com o Farol da Bahia, Magnólia conta que foi surpreendida quando soube que tudo poderia ser feito de forma online.  "Em julho de 2020,  decidimos casar. Quando entramos em contato com o cartório, fomos informados, que devido a pandemia e a impossibilidade de cerimônias, devido ao momento em que estávamos vivendo, só seria possível fazer os trâmites online, então, enviamos todos os documentos necessários de forma digital, eles deram uma data para fazermos a assinatura e retirada do documento. E tudo aconteceu de forma prática sem burocracia. Toda orientação foi passada via whatsapp", conta.

Ela também explica que antes de saber o processo a ser realizado, os interessados devem entrar em contato com o cartório de interesse. "Você entra em contato com o cartório e pede para eles enviarem o documento de declaração".

O delegatário do Cartório de Registro Civil de Pessoas Naturais (RCPN) do Subdistrito de Nazaré em Salvador, Christiano Cassetari, explica que essa iniciativa é fundamental  nesse momento de pandemia. “As Corregedorias do PJBA foram vanguardistas em criarem um provimento dessa natureza, para trazer ao RCPN a possibilidade de adequar seus atos as novas tecnologias existentes, que de forma segura permite a prática da celebração a distância”, declara.

Todos os cartórios civis da Bahia disponibilizam os serviços aos baianos pela internet. Dados da Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais do Brasil (ARPEN-BR), em de abril de 2020, mostram que os casamentos sofreram a maior queda numérica, de aproximadamente 62% (sessenta e dois por cento), neste mês foram registrados em cartório 24.976 (vinte quatro mil, novecentos e setenta e seis) casamentos, já em abril de 2019, haviam ocorrido 65.242 (sessenta e cinco mil, duzentos e quarenta e dois) registros.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.