Caso Henry Borel: Monique Medeiros deixa prisão após concessão de perdão judicial
Presa desde 21 de abril, juíza concedeu perdão judicial a mãe do menino Henry

Foto: Brunno Dantas/TJRJ
Monique Medeiros, mãe de Henry Borel, deixa cadeia na tarde desta quinta-feira (4) após a juíza Elizabeth Machado Louro conceder o perdão judicial no julgamento pela morte do filho. Ela estava presa desde o dia 21 de abril, no Instituto Penal Talavera Bruce, na Zona Oeste do Rio de Janeiro.
A determinação da juíza pela expedição do alvará de soltura de Monique aconteceu após a leitura da sentença na madrugada desta quinta.
A magistrada concedeu o perdão judicial em relação à condenação sob a justificativa de que Monique foi alvo de uma reação social "desproporcional e desmesurada" ao longo dos últimos cinco anos. Esse perdão é um recuso previsto no Direito Penal brasileiro em que o juíi reconhece a prática do crime, mas opta por não aplicar a pena.
Apesar do perdão, os jurados reconheceram que a mão do menino foi omissa diante da tortura sofrida por Henry. Por esse crime, ela teve a pena fixa de 1 ano e 4 meses, em regime aberto. A sentença considera o período em que Monique esteve presa antes do julgamento.
O pai do menino, Jairo Souza Santos Júnior, foi condenado a 43 anos, 9 meses e 20 dias, pelos crimes de homicídio qualificado, tortura e coação. Segundo o Ministério Público e a defesa de Jairo, eles pretendem recorrer das decisões judiciais.


