Caso Master: Lindbergh Farias solicita que PGR apure gestão de Campos Neto no BC por omissão
O deputado federal aponta que a instituição pode ter deixado de adotar medidas mais durantes diante dos sinais do banco

Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
O deputado federal Lindbergh Farias (PT) protocolou na quarta-feira (4) uma notícia-crime na Procuradoria-Geral da República (PGR) pedindo a apuração de eventual envolvimento do ex-presidente do Banco Central do Brasil (BC), Roberto Campos Neto, no caso que envolve o Banco Master e seu controlador, Daniel Vorcaro.
O parlamentar solicita que Campos Neto seja investigado por suposta omissão dolosa na fiscalização bancária. Ele também pede que a PGR apure indícios de que normas editadas durante a gestão do ex-gestor possam ter contribuído para facilitar as fraudes do banco.
Na petição, Lindbergh detalha que o BC pode ter deixado de adotar medidas mais duras diante dos sinais de fragilidade da instituição. Ele ainda questiona alterações normativas feitas durante a gestão de Campos Neto, especialmente mudanças nos chamados Fatores de Ponderação de Risco (FPR).
O documento cita a autorização do BC para a transferência de controle societário do Banco Máxima para o Banco Master, que teria permitido a expansão das operações do grupo. O parlamentar também pede a instauração, pelo próprio Banco Central, de uma auditoria interna para revisar a condução do caso na gestão anterior.


