Caso Master: Nelson Tanure é alvo da 2ª fase de operação e tem celular apreendido
Apuração policial investiga suspeitas de gestão fraudulenta, manipulação de mercado e lavagem de dinheiro no Banco Master

Foto: Divulgação/ Alerj RJ
O empresário e mega investidor baiano Nelson Tanure foi alvo de buscas pela Polícia Federal nesta quarta-feira (14) no âmbito da Operação Compliance Zero, que investiga suspeitas de gestão fraudulenta, manipulação de mercado e lavagem de dinheiro no Banco Master. Segundo informações da TV Globo, o investidor foi abordado no momento em que faria um “bate e volta” à capital paranaense e teve o celular apreendido. Ele teria entregado o aparelho sem resistência e foi liberado.
A presença de Tanure na nova etapa da operação ocorre semanas após o Ministério Público Federal (MPF) em São Paulo denunciá-lo por suposto uso de informação privilegiada na negociação de ações da Gafisa, da qual é acionista de referência. Ele nega qualquer irregularidade.
VEJA TAMBÉM: Cunhado de Vorcaro é preso tentando embarcar para Dubai em jatinho
Além dele, o investidor João Carlos Mansur, ex-presidente da gestora Reag Investimentos, também está entre os investigados.
Quem é Nelson Tanure
Nascido em Salvador, em 1951, Tanure é formado em Administração de Empresas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA).
O empresário investe atualmente em pelo menos 11 companhias, segundo informações em suas redes sociais. Entre elas, constam a Light, responsável pela energia elétrica no Rio de Janeiro, a incorporadora e construtora Gafisa, a EMAE (Empresa Metropolitana de Águas e Energia), dentre outras empresas.
Tanure também detém ações do GPA (Grupo Pão de Açúcar).


