Caso Zambelli: Tribunal de apelação italiano realiza audiência para tratar de extradição na próxima quarta (13)
Zambelli é foragida do Brasil desde maio deste ano, quando foi condenada a 10 anos de prisão pelo STF

Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados
O Tribunal de Apelação de Roma, na Itália, constatou o Supremo Tribunal Federal (STF), na sexta-feira (8), para informar sobre a marcação da audiência para tratar do processo de extradição da deputada federal Carla Zambelli (PL-SP). O processo está marcado para a quarta-feira (13), conforme divulgado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública ao relator do caso, ministro Alexandre de Moraes.
Zambelli deixou o Brasil em maio deste ano, após ser condenada a 10 anos de prisão, pelo STF, pela invasão ao sistema eletrônico do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ocorrido em 2023. Ela também foi sentenciada a pagar R$ 2 milhões por danos coletivos.
Diante da condenação, Zambelli saiu do Brasil de carro, atravessou a fronteira por Foz do Iguaçu, no Paraná, e chegou a Argentina. De Buenos Aires, capital argentina, ela pegou um avião para Miami, nos Estados Unidos.
Nos Estados Unidos, ela fez a última viagem, e embarcou na Itália, país que possui cidadania e onde pretendia ser julgada pela Justiça italiana. Ela se entregou a polícia italiana, e na ocasião, afirmou que se tivesse que cumprir pena, seria na Itália.