• Home/
  • Notícias/
  • Saúde/
  • Casos de Covid-19 e Influenza pressionam sistemas de saúde de ao menos 10 estados brasileiros

Casos de Covid-19 e Influenza pressionam sistemas de saúde de ao menos 10 estados brasileiros

Em São Paulo, taxa de ocupação de UTI subiu de 21,49% para 27,75% em um mês

Por Da Redação
Ás

Casos de Covid-19 e Influenza pressionam sistemas de saúde de ao menos 10 estados brasileiros

Foto: Reprodução/G1

Ao menos dez unidades da federação registraram aumento de internações e atendimentos pela doença, por conta do crescimento de casos de Covid-19. Uma das explicações para o cenário foi a rápida disseminação da variante Ômicron.

"Sem dúvida está havendo aumento nas internações, mas os casos de Covid-19 não estão tão graves quanto nas ondas anteriores" afirma a cardiologista Ludhmila Hajjar, professora de cardiologia da Faculdade de Medicina da USP e intensivista da Rede D'Or.

Segundo a secretaria de Saúde, no estado de São Paulo, por exemplo, a taxa de ocupação das unidades de terapia intensiva (UTI) saiu de 21,49% na primeira semana de dezembro para 27,75% na primeira semana de janeiro. Também houve alta no número de pacientes internados, em especial em enfermaria, de 79,4%, na comparação entre os dias 5 de janeiro e 8 de dezembro.

Já em Belo Horizonte (MG), a ocupação dos leitos de enfermaria para Covid-19 nos sistemas público e privado está em 78,4%, A ocupação dos leitos de UTI está em 62,2%, informou a prefeitura.

Nos hospitais Samaritano Barra e Vitória, no Rio de Janeiro, houve um aumento de 90% nos atendimentos de pronto-socorro, em relação aos mesmos períodos nos meses de dezembro, novembro e outubro.

"Observa-se uma escalada significativa de pacientes com sintomas respiratórios, sendo que os quadros de influenza atingiram um platô em dezembro e encontram-se em queda neste momento. Por outro lado, os casos de COVID seguem em elevação", disse, por meio de nota, o Americas Medical City, grupo responsável pelos dois hospitais.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário