Casos de vandalismos contra mudas aumenta em Salvador e prefeitura faz apelo à população
A ação criminosa tem sido mais frequente na Avenida Vasco da Gama e na região da Avenida ACM.

Foto: Divulgação.
O número de casos de vandalismo contra mudas plantadas recentemente pela Prefeitura de Salvador tem aumentado, de acordo com informações de equipes técnicas de arborização divulgadas nesta segunda-feira (01).
“Nossas equipes têm encontrado mudas quebradas, tutores furtados e, em alguns casos, até o roubo das próprias árvores recém-plantadas. Esses atos, ainda que muitas vezes cometidos por desconhecimento, prejudicam e às vezes impedem o desenvolvimento das árvores e atrasam os benefícios coletivos de uma cidade mais verde”, afirmou Ivan Euler, titular da Secretaria de Sustentabilidade, Resiliência, Bem-Estar e Proteção Animal (Secis).
Segundo ainda com a nota divulgada pela gestão, a situação é especialmente crítica em locais como a Avenida Vasco da Gama e a região da Avenida ACM, onde os tutores, que são as varas que dão estabilidade as mudas durante o crescimento e evita o tombamento, chegam a ser retirados poucos dias após reposição. Esse tipo de caso chegou a ser registrado pelo menos três vezes apenas no corredor do BRT.
Além de criminosa, a ação também causa prejuízos ao patrimônio público natural, ao meio ambiente e ao bem-estar da população. Com a destruição, há menos menos sombra e menor conforto térmico e qualidade do ar, maior formação de ilhas de calor, redução da biodiversidade urbana, ruas e praças menos bonitas e acolhedoras.
Euler afirmou que a Prefeitura seguirá ampliando o programa de arborização, fortalecendo ações de educação ambiental e monitorando áreas críticas, mas reforça a importância da colaboração da população.
“Precisamos do apoio de cada cidadão e cidadã para que Salvador avance na ampliação de sua cobertura vegetal. Denunciem qualquer tipo de vandalismo. Cada árvore faz diferença”, concluiu.
A população pode denunciar atos de vandalismo pelo número 156.


