Casos diários da Covid-19 neste ano são 30% mais altos que o pico de 2020
Até o fim de março o país deve viver terceira onda da pandemia, diz pesquisadores

Foto: Reprodução/ Agência Brasil
Com o aumento explosivo de casos e mortes pela Covid-19 no Brasil, o país pode viver a terceira onda da pandemia, segundo alerta pesquisadores. O número de casos diários da doença, por exemplo, já são 30% maior que os piores momentos da primeira onda, em julho de 2020. Para o pesquisador da Universidade de São Paulo (USP) de Ribeirão Preto Domingos Alves, a tendência é de crescimento.
Alves lembra que o maior número na média móvel de mortes diárias havia sido de 1.096 por dia em 26 de julho. Esse valor foi superado em 7 de fevereiro, com 1.171 mortes. Sem controle, no último sábado (6), a Covid-19 continuou a matar e foram 1.443 vidas perdidas para a doença.
O professor titular de Epidemiologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Roberto Medronho explica que a terceira onda será pior que as anteriores e que a situação do Brasil é tão grave que, no fim de fevereiro, a Organização Mundial da Saúde (OMS) alertou sobre a possibilidade de uma quarta onda.
"Essa é uma projeção conservadora porque a subnotificação é muito grande. Minha estimativa é que o Brasil tenha, na verdade, mais de 24 milhões de infecções", disse.
O pesquisador Alves também destaca que o atual panorama na pandemia havia sido previsto pelos cientistas em novembro, mas nada foi feito para evitar. "O Brasil levou três meses para chegar a 10 mil óbitos. Apenas na semana passada tivemos 10 mil mortes", compara. "Chegamos a um nível de desgraça inimaginável. É muito importante que a população entenda o risco que corre."