Ministérios federais são formados por menos de 50% das mulheres

Sexo feminino é maioria em apenas seis das 22 pastas

Por Da Redação
Às

Ministérios federais são formados por menos de 50% das mulheres

Foto: Reprodução/ Agência Brasil

A presença feminina na Esplanada dos Ministérios avançou pouco nos últimos 10 anos, com um aumento de apenas 1,77% no número de mulheres em cargos do governo federal. Juntas, elas correspondem a 43,3% dos servidores ligados aos 22 ministérios. 

No primeiro ano de governo de Dilma Rousseff (PT), as mulheres eram 41,38% da administração pública federal. No entanto, esse número não registrou crescimento durante os cinco anos de mandato da primeira e única mulher a presidir o Brasil. 

Atualmente, dos 226.763 servidores, as mulheres ocupam 98.179 cargos na administração pública. 

Das 22 pastas federais do governo Bolsonaro, apenas seis têm maioria feminina, que é a da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, comandada pela ministra Damares Alves. Essa pasta, é ocupada por pela representação de 61,9%.

Em seguida, aparecem os ministérios do Turismo, com 55,3% de participação feminina; da Educação (55,1%); da Cidadania (54,9%); da Saúde (52,9%); e do Desenvolvimento Regional (50,9%).

 Os números foram levantados pelo (M)Dados, núcleo de jornalismo de dados do Metrópoles, com base em informações do Sistema Integrado de Administração de Pessoal (Siape).

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário