Ministérios federais são formados por menos de 50% das mulheres
Sexo feminino é maioria em apenas seis das 22 pastas

Foto: Reprodução/ Agência Brasil
A presença feminina na Esplanada dos Ministérios avançou pouco nos últimos 10 anos, com um aumento de apenas 1,77% no número de mulheres em cargos do governo federal. Juntas, elas correspondem a 43,3% dos servidores ligados aos 22 ministérios.
No primeiro ano de governo de Dilma Rousseff (PT), as mulheres eram 41,38% da administração pública federal. No entanto, esse número não registrou crescimento durante os cinco anos de mandato da primeira e única mulher a presidir o Brasil.
Atualmente, dos 226.763 servidores, as mulheres ocupam 98.179 cargos na administração pública.
Das 22 pastas federais do governo Bolsonaro, apenas seis têm maioria feminina, que é a da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, comandada pela ministra Damares Alves. Essa pasta, é ocupada por pela representação de 61,9%.
Em seguida, aparecem os ministérios do Turismo, com 55,3% de participação feminina; da Educação (55,1%); da Cidadania (54,9%); da Saúde (52,9%); e do Desenvolvimento Regional (50,9%).
Os números foram levantados pelo (M)Dados, núcleo de jornalismo de dados do Metrópoles, com base em informações do Sistema Integrado de Administração de Pessoal (Siape).