• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • Cassação do mandado de Carla Zambelli é rejeitada pela Câmara de Deputados; confira como votaram os deputados baianos

Cassação do mandado de Carla Zambelli é rejeitada pela Câmara de Deputados; confira como votaram os deputados baianos

Foram 227 votos a favor, 170 votos contrários e 10 abstenções.

Por Da Redação
Às

Atualizado
Cassação do mandado de Carla Zambelli é rejeitada pela Câmara de Deputados; confira como votaram os deputados baianos

Foto: Cleia Viana/Câmara dos Deputados/ Wikimedia Commons

A cassação do mandato da deputada Carla Zambelli foi rejeitada pela Câmara dos Deputados na quarta-feira (10). Os deputados entenderam que ela poderia permanecer com o cargo, contrariando a recomendação da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ)

Foram 227 votos a favor, 170 votos contrários e 10 abstenções, sendo que eram necessários 257 votos para que o mandado fosse cassado. Além disso, 105 parlamentares estavam ausentes.

Com a decisão, o assunto volta ao Supremo Tribunal Federal (STF) através de uma ação que questione a validade do procedimento realizado pela Casa ou por meio de pedidos realizados no próprio processo penal contra Zambelli. 

Relembre o caso 

A deputada Carla Zambelli foi condenada por unanimidade pela Primeira Turma do STF em maio por ter invadido o  sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Na ocasião, ela atuou junto ao hacker Walter Delgatti Neto inserindo documentos falsos no sistema, inclusive um suposto mandado de prisão contra o ministro Alexandre de Moraes. 

A decisão do STF já determinava a perda imediata do mandado por Zambelli, em conformidade com a Constituição Federal que prevê a cassação de parlamentares condenados criminalmente e sem possibilidade de recurso. 

Considerada fugitiva e procurada pela Interpol, Carla Zambelli foi presa em Roma, na Itália. Apesar do governo do Brasil ter solicitado a extradição, a questão ainda não foi analisada pela Justiça italiana.  

Confira como votaram os deputados baianos

Votaram sim: 

  • Adolfo Viana (PSDB) 
  • Alice Portugal (PCdoB) 
  • Arthur Oliveira Maia (União Brasil)
  • Cláudio Cajado (PP) 
  • Daniel Almeida (PCdoB)
  • Félix Mendonça Júnior (PDT) 
  • Jorge Solla (PT) 
  • José Rocha (União Brasil) 
  • Joseildo Ramos (PT) 
  • Josias Gomes (PT) 
  • Leur Lomanto Júnior (União Brasil) 
  • Lídice da Mata (PSB)
  • Paulo Magalhães (PSD)
  • Raimundo Costa (PODEMOS) 
  • Ricardo Maia (MDB) 
  • Rogéria Santos (Republicanos)
  • Sérgio Brito (PSD) 
  • Valmir Assunção (PT) 
  • Zé Neto (PT) 
  • Waldenor Pereira (PT)  


Votaram não: 

  • Alex santana (Republicanos ) 
  • Capitão Alden (PL) 
  • João Carlos Bacelar ( PL)
  • Márcio Marinho (Republicanos)
  • Neto Carletto (Avante)
  • Roberta Roma (PL) 

Abstenções:

  • João Leão (PP) 

Ausentes: 

  • Antonio Brito (PSD)
  • Bacelar (PV)
  • Dal Barreto (União Brasil)
  • Diego Coronel (PSD)
  • Elmar Nascimento (União Brasil)
  • Ivoneide Caetano (PT) 
  • Gabriel Nunes (PSD)
  • Leo Prates (PDT)
  • Mário Negromonte Jr. (PP)
  • Otto Alencar Filho (PSD) 
  • Pastor Sargento Isidório (Avante) 
  • Paulo Azi (União Brasil)
     

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.